ÁGUIA BRANCA É 1º NO RANKING DE ALFABETIZAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

Escolas de Águia Branca alcançaram o 1º lugar no ES com 92,3% de crianças alfabetizadas

27 de junho de 2024 às 12h10.

ÁGUIA BRANCA É 1º NO RANKING DE ALFABETIZAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

Após o período crítico da pandemia, que afetou particularmente a educação em todo o país, o Espírito Santo melhorou o desempenho de seus alunos na rede pública e alcançou o terceiro lugar no ranking de alfabetização, com 68% de crianças alfabetizadas no 2º ano do ensino fundamental em 2023. O Estado ficou atrás apenas do Ceará, que obteve 85%, e do Paraná, com 73%.

O resultado é um avanço nos indicadores: em 2019, ainda antes da crise sanitária, os 62% obtidos colocavam o Espírito Santo na 8ª posição, segundo o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo. Com o advento da Covid-19, em 2021 o Estado registrou apenas 46% e a média nacional foi ainda menor — 36%.

O levantamento mais atual, divulgado na terça-feira (28/05) pelo Ministério da Educação (MEC), é um recorte do programa federal "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada", que traz resultados do ano passado e metas até 2030, quando todos os Estados deverão alfabetizar pelo menos 80% dos alunos até o 2º ano do ensino fundamental.

As metas vão avançando progressivamente para que, no final do prazo, todos estejam com o mínimo estabelecido pelo MEC. Para tanto, as cidades também precisam contribuir, melhorando seus indicadores. Aquelas que em 2023 já alcançaram os 80% têm o compromisso de se manter acima desse índice. Dos 78 municípios no Espírito Santo, 19 apresentam-se nessa condição. Águia Branca (92,3%) e Mantenópolis (91,7%) tiveram os melhores resultados.

O programa federal propõe que o avanço nos indicadores de alfabetização se realize num regime de colaboração entre a União, os Estados e os municípios. O secretário Vitor de Angelo ressalta o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), um trabalho que já vem sendo realizado desde 2017 e, em sua avaliação, contribui para melhorias na educação pública capixaba.

A oferta de vagas no ensino fundamental é compartilhada, na rede pública, entre Estado e municípios, mas, por aqui, a maior parte das turmas das séries iniciais — 1º ao 5º ano — está sob responsabilidade das prefeituras. Ainda assim, Vitor de Angelo pontua que o governo estadual aporta recursos, voluntariamente, para a formação de professores, compra de material, remuneração de bolsistas, entre outras ações realizadas em parceria.

(Fonte: A Gazeta)

FIQUE CONECTADO

Preencha seus dados abaixo e receba novidades da câmara.

De segunda à Quinta, das 07h30 às 15h00
Na Sexta, das 07h30 às 12h00

Às terças-feiras, de 15 em 15 dias, às 19h00

ouvidoria@cmab.es.gov.br

Rua Dr. Walery Koszarowski, nº 190 - Centro - Águia Branca/ES

Copyright © Câmara Municipal de Águia Branca. Todos os direitos reservados.

Logo da